Teste de Recuperabilidade de Ativos (Impairment Test e Valuation Allowance)
O que é
Impairment Test: Estudo econômico-financeiro para determinar se a expectativa de geração de caixa de um ativo é suficiente para suportar o capital investido no mesmo e o seu valor registrado no Balanço Patrimonial. Este estudo deve ser realizado para fins de auditoria, de acordo exigências brasileiras (definidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC) e internacionais (definidas pelo Financial Accounting Standards Board - FASB, no caso dos EUA, e International Accounting Standards Board - IASB no caso de outros países).
Valuation Allowance: Estudo econômico-financeiro para determinar se a expectativa de lucro tributável da empresa é suficiente para suportar o valor de IR diferido de prejuízos fiscais registrado no Balanço Patrimonial. Este serviço atende às exigências da Instrução CVM N° 371.
Quando é necessário
Impairment Test: Quando existem ativos fixos e/ou intangíveis registrados no balanço patrimonial que são sujeitos ao teste de forma periódica, de acordo com as normas definidas nos pronunciamentos contábeis CPC-01, IAS 36 (do IFRS) e ASC 350/SFAS 141 (do US GAAP).
Valuation Allowance: Quando existe um saldo de IR diferido registrado no balanço patrimonial que precisa ser corroborado/testado para fins de auditoria.
Como é feito
Impairment Test: Realiza-se a projeção de fluxo de caixa referente ao ativo testado e verifica-se se o valor é igual ou superior ao respectivo valor de investimento registrado no Balanço Patrimonial.
Valuation Allowance: Realiza-se a projeção do lucro tributável da entidade jurídica para verificar se este é suficiente para a suportar a utilização dos créditos de prejuízos fiscais acumulados.
Formato
Planilha, apresentação, memorando ou relatório extenso, de acordo com a necessidade da empresa e/ou sua auditoria.
CPC: Comite de Pronuciamentos Contábeis, orgão brasileiro que publica os pronunciamentos que norteiam as práticas contábeis brasileiras.
IFRS: International Financial Reporting Standards. São as normas e padrões contábeis definidos pelo International Accounting Standards Board - IASB.
US GAAP: United States Generally Accepted Accounting Principles. São as normas e padrões contábeis definidos pelo Financial Accounting Standards Board - FASB, aplicáveis aos Estados Unidos.